AS SETENTA SEMANAS


   Próximo ao final do cativeiro em Babilônia, Daniel entendeu pelos escritos de Jeremias que o cativeiro do seu povo estava perto do fim (Dn. 9:1-2), então buscou a confirmação do Senhor em oração; a resposta veio no sacrifício da tarde, quando Deus lhe enviou o anjo Gabriel, para lhe instruir acerca da visão recebida.

Deus surpreende a Daniel com setenta semanas de anos
   Esperando a resposta de quando terminaria os 70 anos literais do cativeiro em Babilônia, Daniel ouve do anjo uma nova mensagem: A contagem de tempo semelhante àquele, agora ampliado em “SETENTA SEMANAS DE ANOS” (490 anos) não somente sobre os israelitas, mas também sobre os gentios eleitos, e sobre sua Santa Cidade, que posteriormente haveriam de regressar e reconstruir.

 “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para A) extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, B) e para expiar a iniqüidade, C) e trazer a justiça eterna, D) e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos”.  Dn. 9:24

   O anjo, disse a Daniel que as setenta semanas deveriam iniciar com a saída da ordem para a reconstrução de Jerusalém (Dn. 9:25a), e terminar com o selamento da visão e a profecia, e a unção do Santo dos santos”.
Até ao Messias - o Cristo, haveriam 69 semanas: Essas 7+62=69 semanas que representam 483 anos, se cumpriram sobre o povo israelita, desde a saída da ordem para restaurar Jerusalém, até o nascimento do Messias, o Cristo.
“Sabe e entende: Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas...” Dn. 9:25.

   Dos dias do Messias até hoje (2013), a última das setenta semanas ainda se encontra em evidência, pois a mesma ainda não se cumpriu, aguardando o desfecho profético, o início da Grande Tribulação que virá antes dela, conforme profetizou Jesus: o “princípio de dores – a 3ª guerra mundial” (Mat. 24:7-8). 
Depois desse grande conflito mundial, que durará cerca de 7 anos, a última semana terá seu início.

Nota: Algumas teologias não admitem uma interrupção, um hiato de mais de 2.000 anos entre as 69 e a septuagésima semana; exatamente porque interpretam as setenta semanas, somente sobre o povo israelita (alguns afirmam que ela já se cumpriu no passado,  já outros afirmam que a última semana é futura, mas  sobre Israel). Porém, desconhecem que o povo gentio por fazer parte da eleição, também já estava inserido anteriormente, na contagem dessas setenta semanas.

A). PARA EXTINGUIR A TRANSGRESSÃO, E DAR FIM AOS PECADOS
   A partir da primeira vinda do Messias e a consumação de nossa salvação na cruz do Calvário, o sangue de Cristo trouxe purificação (Jo. 1:7), ao seu povo, extinguindo a transgressão, dando fim aos pecados e expiando a iniquidade de todo aquele que nele crê.
“Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão”. Isa. 53:10

Jesus Cristo garantiu a benção de Deus, prometida a Abraão (Gn. 12:2), manifestando sua salvação a nós gentios “pela fé,” enxertando-nos em si mesmo na Oliveira verdadeira, como geração eleita, sacerdócio real e nação Santa. Nós que em outro tempo não éramos manifestos como  povo de Deus, mas agora somos povo de Deus (I Pe. 2:9-10) descendência de Abraão e Israel de Deus.

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”. Gál. 3:27,28 e 29

Portanto, do Messias até o fim dos  42 meses da 1ª besta, ou metade da última semana de Daniel, foi aberta para nós os gentios mais de 2.000 anos de Graça (Tt. 2:11); chamado também por Paulo de:“O TEMPO ACEITÁVEL - O DIA DA SALVAÇÃO”.
“E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
(Porque diz :Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)”. 2Cor. 8:1-2


A primeira metade da última semana para a Igreja gentia
   Com a manifestação da primeira besta, tem início a primeira metade da última semana, ou 42 meses de perseguição mundial, sobre OS GENTIOS ELEITOS PELA GRAÇA - Igreja.
“E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio”. Ap. 13:1-2 – Dn. 7:6

Alguns objetivos da 1ª besta:
a). A besta manifestar-se-á a Israel e ao mundo no pós-guerra, como o rebento da terra seca-assolada, se fazendo passar pelo próprio Cristo. Is. 53:2 - Zc. 6:12 - Mat.24:5
b).No princípio de seu governo, se manifestará como sendo  alguém justo (tinha uma balança na mão). Ap. 6:5
c). Fará uma aliança com Israel (Is. 28:18), e com muitos por uma semana (7 anos). Dn. 9:27
d). Construirá um templo em Jerusalém. Zc. 6:12.
e). Abrirá sua boca em blasfêmias contra Deus. Ap. 13:6.
f).Perseguira os gentios eleitos – Igreja em toda a terra. Dn. 2:39 – Ap. 13:7
g).Dominará todo o mundo. Dn. 2:39
h).Preparará o cenário mundial p/ a vinda do anticristo.

Ao final dos 42 meses do domínio dela (Ap. 13:1 a 10), completar-se-á o número pleno dos gentios salvos; quando então, o Evangelho terá sido pregado à todas as nações, e “a porta da Graça” será  fechada. Dn. 9:27, Mt. 24:14 ; 25:11-12; Rom. 11:25.


“E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”. Mt. 25:10

A outra metade da última semana para os israelitas
   Em seguida, manifestar-se-á o homem do pecado, o filho da perdição, dando início a outra metade da última Semana, os 1.290 dias do anticristo (Dn. 12:11 – Ap. 13:11-18) sobre os israelitas, que mais adiante serão eleitos pela Graça.
“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”. 2:9-10 – Dn. 7:23

Alguns objetivos do anticristo:
a). O anticristo se manifestará ao mundo com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.
b).Cercará Jerusalém com todas as nações do mundo. Zc. 14:2 - Lc. 21:24
c). Romperá a aliança com Israel (Is. 28:18), e com muitos na metade da semana. Dn. 9:27
d). Se assentará no templo de Deus. Zc. 6:12
e).Tentará se parecer com Deus. 2 Te. 2:4
f).Fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares. Dn. 9:27
g).Perseguirá os israelitas em toda a terra. Dn. 7:21 – Lc. 21:24
h).Abrirá sua boca em blasfêmias contra Deus. Dn. 7:25
i).Do início ao fim de seu governo, trará a destruição à toda a terra. Dn. 7:23
j). Dominará o mundo junto com a 1ª besta. Dn.11:27 – Ap.13:12
l).Trará o inferno p/ a terra. Ap. 6:8.
m). Implantará a marca da besta. Ap. 13:16-17.



As especulações sobre a marca da besta:
   A escatologia é a principal área das Escrituras, onde existem muitas especulações. 
A cada cinco anos, a cada aparição de um líder mundial de destaque, a cada mudança de Papa, os profetas de plantão (os Pinóquios) tem apavorado multidões, elegendo seu anticristo e sua marca da besta particular. Ver link: A MARCA DA BESTA

A porta da Graça, aberta para os israelitas
   Depois dos 1.290 dias do período do anticristo (dos quais estão incluídos os 1.260 dias da proteção da mulher - Igreja no deserto. Ap. 12:6), a Igreja tornará ao cenário mundial, para cumprir a Palavra e os desígnios de Deus, até ante a Sétima ou última trombeta; entre eles, alimentar os israelitas com “o Pão da Vida”; então a história tornará a se repetir, conforme a fiel prefiguração bíblica, ocorrida na história de José, quando seus irmãos e seu Pai Jacó, tiveram que descer ao Egito para  buscar “pão” (Gn. 46:31), por causa da fome gravíssima na terra de Canaã.

Assim também, os Judeus que fugirão de Israel na perseguição do anticristo, estarão dispersos pelo mundo, na sua grande aflição terão fome da Palavra de Deus, e aprenderão com a Igreja gentia, que Jesus é “O PÃO DA VIDA.” Então, crerão no Evangelho e confessarão que Jesus é o Messias, Filho e enviado de Deus. Naquele tempo, dirão as palavras chaves, que lhe abrirão a porta da Graça. “... "Bendito o que vem em nome do Senhor”. Mt. 24:39b,

“E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: de Sião virá o libertador.” Rm. 11:26

B). PARA EXPIAR A INIQUIDADE

   O estatuto da lei de Moisés, determinava um "dia da aflição das almas e expiação do pecado" do povo, deveria ser feita através do sangue de animais uma vez ao ano. Hb. 9:7.
“E isto vos será por estatuto perpétuo; no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor.” Lv. 16:29-30.

-O dia de aflição das almas sob o Evangelho:
   No Evangelho, “o dia de aflição das almas” se cumpre numa outra configuração: ele se cumpriu em Cristo (a cabeça da Igreja), e cumprir-se-á sobre o seu Corpo – a Igreja. 
Mesmo tomando sobre si as nossas dores, sendo AFLITO, ferido de Deus e oprimido. (Is. 53:4), Cristo deixou ainda um “RESTO DE SUAS AFLIÇÕES”, para ser cumprido pelo seu Corpo – a Igreja, até a última geração dela.

 “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja”. Cl. 1:24.

Portanto, a exemplo das “AFLIÇÕES” que sobrevieram aos israelitas, antes da saída do Egito, sob o domínio de Faraó (Êx. 3:7); semelhantemente também, agora sob o Evangelho cumprir-se-á na última semana, sob o reinado mundial da besta e do anticristo, “O DIA DA AFLIÇÃO DAS ALMAS”, tanto para a parte da Igreja gentia, quanto para a outra parte, que no futuro voltarão a fazer parte da  Igreja (o remanescente israelita). Aliás, Jesus disse que, antes de sua vinda viria “A AFLIÇÃO DAQUELES DIAS”.
“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver,
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”. Mt. 24:21-22. 

   Paulo falando também dessa aflição (a última semana), confirmou que ela viria “ANTES” da vinda do Senhor e de nossa reunião com Ele, através das manifestações da “APOSTASIA” (1ª besta), e do “ HOMEM DO PECADO – O FILHO DA PERDIÇÃO” (o anticristo), conforme temos dito (2Tes. 2:3).

-A expiação do pecado sob o Evangelho:
   No Evangelho, a expiação do pecado do povo de Deus, se cumpre também numa outra configuração; não mais no sangue de animais, mas: No sangue do Cordeiro de Deus. Jo. 1:29 – Hb. 9:25-26.
No tocante a expiação de “TODO O PECADO DO SEU POVO QUE N'ELE CRÊ”, Cristo consumou na cruz do Calvário, essa expiação.
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Heb 2:17


C). TRAZER A JUSTIÇA ETERNA


   A justiça eterna será a próxima VINDA DE CRISTO (a 3ª), para Juízo sobre toda a carne. (Ml. 4:2 - Isa 66:16 – Jud. 14-15).
“Ante a face do Senhor, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade”. Sal 96:13

Nota: Sem o conhecimento das sete características proféticas das setenta semanas, as três teologias juntas (Pré, Meso e pós-tribulacionistas), ensinam erroneamente que o arrebatamento da Igreja será na próxima vinda do Senhor, quando na verdade em primeiro plano, Ele virá para fazer  justiça aos seu povo que dantes será afligido. Nessa vinda Ele exercerá “o dia da vingança sobre os seus inimigos” (Zac. 14:3 - Jud. 14-15), e somente num segundo plano, manifestar-se-á para o arrebatamento (Zac. 14:5b.).
Base bíblica do A.T.
“Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus (1º plano) virá com vingança, com recompensa de Deus; (2º plano) ele virá, e vos salvará”. Isa. 35:4

Base bíblica do N.T.
“E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. Luc. 21:27-28.

D). E SELAR A VISÃO E A PROFECIA
   A visão e a profecia somente começará ser selada, quando o povo de Deus retornar a Sião...
“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos”. Heb. 12:22

E). PARA UNGIR O SANTO DOS SANTOS
E quando Cristo for ungido pelo Pai, em Sião: O rei de toda a terra Sl. 2:6 - Zc. 14:9.
“Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião”. Sal. 2:6

E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”. Zac. 14:9

Jaime e Júlio
Copyright © 2010 por
Jaime D. Silva e Júlio C. Albach
Todos os direitos reservados

Permitido cópia para estudos, compartilhamento com outros sites, com indicação da fonte. Proibido uso comercial em conteúdos de livros - cds e outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário