A DÚVIDA DE DANIEL...

...REFLETIDA EM NOSSOS DIAS

“Setenta semanas estão determinadas SOBRE O TEU POVO, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo”. Dn. 9:24

   As teologias Pré e Meso-tribulacionistas entendem que a profecia das setenta semanas, Daniel trata exclusivamente com os israelitas e não com a Igreja, mas isto não é verdade pois o Evangelho nos revela esse mistério.

Primeiro: O próprio Daniel afirmou mais à frente que, “não entendeu toda a visão”...
“Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?” Dn. 12:8

Pois em sua época, Daniel não conhecia outro povo sacerdota,l senão o seu, os israelitas. No entanto, as teologias em geral erram exatamente em querer conjugar essa profecia sobre a ótica do profeta, que segundo Paulo e o próprio Daniel: Entendeu limitadamente: “EM PARTE, EM ESPELHO E EM ENIGMA” (1Co. 13:9 e 12); ao passo que, ela deve ser interpretada mediante a visão, daquele que lhe deu a mensagem, a saber: O anjo Gabriel (9:21-22), que sem dúvida conhecia melhor as promessas de Deus, sobre “AS OUTRAS OVELHAS”(nós os gentios), que iriam ser manifestas cerca de 750 anos mais à frente, na eleição do povo gentio (ao que crê); os quais, viriam a fazer parte tanto do  SACERDÓCIO, quanto do POVO DE DEUS, sobre o qual também viria e virá, a primeira metade da última semana, conforme Apocalipse (13:7).
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”. 1Pe. 2:9-10

Segundo: Diante da promessa de Deus feita a Abraão, quem é mesmo o povo de Deus, os verdadeiros israelitas?
"Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”. Rom. 9:6,7 e 8

Portanto, é temerário as teologias Pré e Meso, querer firmar uma posição profética em cima da "DÚVIDA DE DANIEL", enquanto que a visão do anjo dessa passagem  (9:24) muito mais ampla, se referia a dois povos de Deus, que posteriormente seria e será: “UM SÓ REBANHO...” (Jo.10:16): Israel/Igreja.

OS GENTIOS JÁ ERAM TAMBÉM POVO DE DEUS

“Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra”. Atos 13:47

   Embora o verso de (Dn. 9:24) não fale diretamente sobre os gentios eleitos, as demais Escrituras, nos dão conta que antes mesmo de Jeremias e Daniel terem nascidos, o Senhor já havia chamado nós “OS GENTIOS” também para a salvação, para o seu Reino de glória.

a). Antes da fundação do mundo:
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade;
e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Ef. 1:4-5.

b). Antes da circuncisão, nós os gentios, já erámos filhos de Abrão.
“E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada”. Rom. 4:11 

c).No Sinai: Nós os gentios já havíamos sidos chamados “POVO DE DEUS e  participantes da aliança do Sinai, juntamente com os israelitas.
“Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja a ti por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
E não somente convosco faço este concerto e este juramento.
Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus (os israelitas), E COM AQUELE QUE HOJE NÃO ESTÁ AQUI CONOSCO (nós os gentios)”. Dt. 29:13-15.

Esta mesma Promessa foi confirmada mais tarde, muitas vezes e de muitas maneiras pelo Evangelho de Cristo:
“Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; derribando a parede de separação que estava no meio”. Ef. 2:14.

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Israel/gentios). Mt. 1:21

Este verso é um dos muitos, que derrubam as teorias pré e Meso, que querem separar Israel da Igreja. Ele mostra que quanto à eleição, não há nenhuma diferença de povos, tanto para os que passarem pela última semana, quanto para os que estiverem vivos no arrebatamento. Pois a promessa de perdão dos pecados acima é irrestrita, portanto ela não fez distinção de povos, é a mesma tanto para Judeus quanto para Gentios, conforme disse o apóstolo Paulo:
“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer”. Rm. 3:9-10

Conforme vimos, o cumprimento total dessas setenta semanas foi destinado por Deus, “A TODO O SEU POVO” (Gentio e israelita) desde aquela, até a última geração.

Prova clara disso, está em que tanto mensagem de Jeremias quanto as setenta semanas de Daniel, possuem também as mesmas “sete características”, abrangendo ainda hoje, tanto gentios quanto israelitas, exortando nós os gentios da fé, a permanecer na Graça...
“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado”. Rom.11:22 


Advertindo igualmente também aos israelitas, para voltarem a ser participantes da Igreja – Corpo de Cristo...

“E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar”. Rom. 11:23

Jaime e Júlio
Copyright © 2010 por
Jaime D. Silva e Júlio C. Albach

Todos os direitos reservados

Permitido cópia para estudos, compartilhamento com outros sites, com indicação da fonte. Proibido uso comercial em conteúdos de livros - cds, e outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário